sábado, 5 de maio de 2007

Caminho dos Canyons

--------------------------------------------------------------
Aconteceu o Primeiro Famtur

O Comitê Temático de Turismo da AMESC realizou o primeiro FAMTUR. Visita de familiarização com operadoras de turismo de outros Estados.
Aconteceu entre os dias 04 e 09 de outubro de 2006. O objetivo do Famtur foi mostrar para as operadoras os roteiros turísticos e equipamentos da região do CAMINHO DOS CANYONS, que engloba os 15 municípios da AMESC. O resultado esperado foi a divulgação a nível nacional e internacional do nosso potencial turístico do extremo sul catarinense.


Sua finalidade...
Firmar parcerias que possam trazer turistas do país e do exterior para conhecer as belezas naturais e culturais do extremo sul catarinense. Neste período, hotéis, restaurantes, equipamentos de lazer, guias de turismo e técnicos foram envolvidos mostrando a nossa região e oferecendo o que temos de melhor para atrair a demanda turística.

Investimento...
Todo o investimento para trazer estes profissionais para a região foi realizado pela AMESC, com todo o apoio das Prefeituras Municipais, em parceria com o SEBRAE/SC, hotéis, restaurantes e profissionais do turismo da região.

Operadoras...
Durante 5 dias, seis operadoras compareceram: Trilha da Aventura de São Paulo; Orion Turismo de Curitiba; Opalatur de Florianópolis; Ecocaminhantes de Porto Alegre; Risco Zero de Governador Celso Ramos e Clubtours Incoming Brazil do Rio de Janeiro.

Frases...
"Turismo é um processo lento. Estamos desenvolvendo desde 1998 um trabalho que não aparece, chamado planejamento. Precisamos agora investir no Famtur para, através destas parcerias, conquistar demanda representativa de visitação, para que o resultado comece a aparecer na balança econômica da região", professora Ana Lúcia Lopes de Lima.

-
"Na edição do Salão de Turismo de 2006, as operadoras solicitaram um Famtur para conhecerem o produto e posteriormente venderem o extremo sul catarinense, pois não se pode vender algo que não conhece", coordenadora e técnica em turismo da Amesc Cristiane Biléssimo.

-
“A região é rica em diversidade de atrativos, tem um povo receptivo e integrado com o processo de desenvolvimento turístico e está preparada para receber turistas”, os visitantes.

Roteiro...
Cavalgada ecológica da estância do Caverá ao Morro dos Conventos, em Araranguá; um delicioso almoço no sítio Encanto das Bromélias, em Meleiro; trilhas ecológicas de Morro Grande e o jantar italiano de Turvo registraram o primeiro dia do Famtur.
No segundo dia, Timbé do Sul mostrou aos visitantes que é bonito até com a chuva que caprichosamente escondeu o magnífico visual da Serra da Rocinha com suas escarpas e canyons. E, para completar o dia, a visita que continuou em Jacinto Machado na agroindústria Banabonni mostrou a fabricação dos produtos derivados do fruto da terra, a banana. Antes do jantar e do merecido descanso, o Museu Histórico Municipal recebeu os visitantes que conheceram um pouco da história daquele povo.
Apesar do mau tempo, que não permitiu o visual da paisagem, a trilha ao coração do Canyon da Pedra, em Jacinto Machado, e as trilhas da borda do Canyon Itaimbezinho, em Praia Grande e Cambará do Sul fizeram o diferencial, associado às belezas de Torres e Passo de Torres. A gastronomia da região, bem como os aspectos culturais representados pelos mosaicos do calçadão de Sombrio também deixaram uma impressão marcante nos visitantes que consideraram “a região um ótimo produto turístico para ser oferecido tanto a nível nacional, como internacional” e com “profissionais bem preparados para receber”.

Registros...
Através de alguns registros em fotografias de Luiz Fernando Soares, o primeiro Famtur da Amesc ficará guardado para sempre, com momentos de tudo aquilo que se passou nestes cinco dias no extremo sul de Santa Catarina.

_________________________________

Fonte de pesquisa:
http://www.rotadoscanyons.com.br
http://www.fecam.org.br
http://www.amesc.com.br

Fotos e texto: Luiz Fernando Soares
http://fd0-coberturafotografica.blogspot.com
http://meleirosc.blogspot.com
http://www.informasc.com

-------------------------------------------------------------------


Marco do 1º Famtur - Canyon da Pedra, em Jacinto Machado/SC

_______________________________________________

Logo abaixo, fotos de Luiz Fernando Soares

Nenhum comentário: